CSS Light Web Gallery

Blog

Por que presentear?

Parece que cada data ou momento especial merece presente, né? Mas você já parou para pensar sobre porque nos sentimos bem presenteando alguém e sendo presenteados? Essa reflexão é bastante válida para entendermos os sentimentos que esse ato desperta.


Teoria racional...

Em 1971, o biólogo norte-americano Robert Trivers publicou um artigo intitulado “The Evolution of Reciprocal Altruism”, no qual pontua que o ser humano não é naturalmente bom ou mau: é apenas um altruísta recíproco. Isso quer dizer que tendemos a ajudar se formos ajudados ou se acreditarmos que seremos retribuídos no futuro. Pode parecer uma explicação um pouco fria, mas na verdade é bastante racional.

Pode-se concluir que: se somos naturalmente recíprocos, dar mimos é um jeito eficaz de criar comprometimento interpessoal, já que quem ganha presente sente necessidade de retribuição. É uma boa explicação para o fato de diversas sociedades, em tantas épocas, estabelecerem conexões por meio de agrados.

...Efeito emocional

A expressão de surpresa e alegria de quem recebe um presente é indescritível: o carinho pode ser sentido imediatamente – essa é a maior recompensa. A ciência observou que, ao vermos o sorriso no rosto de quem presenteamos, logo também sorrimos (prova de que mimar quem gostamos e sermos surpreendidos por quem gosta da gente nos faz mais felizes).

Equilibrando os conceitos racional e emocional, entendemos que o ato de presentear acompanha a evolução da humanidade e das sociedades, ajudando a estreitar a confiança entre os povos – além de promover solidariedade, irmandade e respeito.

Encontrando o presente perfeito

Tem dúvidas sobre qual presente escolher? Aposte em características que representam a personalidade do seu amigo: organizado, wine lover, viajante, caseiro, nerd e tantas outras possibilidades que fazem dele uma pessoa única. Aproveite para ler alguns conteúdos com essa temática e inspire-se:

- Presentes que combinam com cada signo

- O que dar de presente para quem acabou de se mudar

- Presenteie a casa com acessórios organizadores

Compartilhe:

Galeria de Imagens