Por que presentear?

Parece que cada data ou momento especial merece presente, né? Mas você já parou para pensar sobre porque nos sentimos bem presenteando alguém e sendo presenteados? Essa reflexão é bastante válida para entendermos os sentimentos que esse ato desperta.


Teoria racional...

Em 1971, o biólogo norte-americano Robert Trivers publicou um artigo intitulado “The Evolution of Reciprocal Altruism”, no qual pontua que o ser humano não é naturalmente bom ou mau: é apenas um altruísta recíproco. Isso quer dizer que tendemos a ajudar se formos ajudados ou se acreditarmos que seremos retribuídos no futuro. Pode parecer uma explicação um pouco fria, mas na verdade é bastante racional.

Pode-se concluir que: se somos naturalmente recíprocos, dar mimos é um jeito eficaz de criar comprometimento interpessoal, já que quem ganha presente sente necessidade de retribuição. É uma boa explicação para o fato de diversas sociedades, em tantas épocas, estabelecerem conexões por meio de agrados.

...Efeito emocional

A expressão de surpresa e alegria de quem recebe um presente é indescritível: o carinho pode ser sentido imediatamente – essa é a maior recompensa. A ciência observou que, ao vermos o sorriso no rosto de quem presenteamos, logo também sorrimos (prova de que mimar quem gostamos e sermos surpreendidos por quem gosta da gente nos faz mais felizes).

Equilibrando os conceitos racional e emocional, entendemos que o ato de presentear acompanha a evolução da humanidade e das sociedades, ajudando a estreitar a confiança entre os povos – além de promover solidariedade, irmandade e respeito.

Encontrando o presente perfeito

Tem dúvidas sobre qual presente escolher? Aposte em características que representam a personalidade do seu amigo: organizado, wine lover, viajante, caseiro, nerd e tantas outras possibilidades que fazem dele uma pessoa única. Aproveite para ler alguns conteúdos com essa temática e inspire-se:

- Presentes que combinam com cada signo

- O que dar de presente para quem acabou de se mudar

- Presenteie a casa com acessórios organizadores

Compartilhe:

Galeria de Imagens