Notícias

Momento Azul

Momento Azul

No dia 18 de Novembro, a Masutti Copat convidou os profissionais da Aapecan de Bento Gonçalves e reuniu seus colaboradores, tomando os devidos cuidados referentes ao COVID-19, para um evento sobre o Novembro Azul, com propósito de passar informações e cuidados preventivos sobre o câncer de próstata.

O Novembro Azul tem como principal objetivo alertar a respeito da necessidade de prevenção e realização do diagnóstico do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata está em 2º lugar entre os tipos de câncer mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

O difícil acesso às consultas, a falta de informação e o preconceito fazem com que os homens se afastem do diagnóstico precoce que possibilita o aumentar até 90% as chances de cura.

O que é a próstata? É um órgão do tamanho de uma ameixa, que fica logo abaixo da bexiga e a frente do reto. Tem como principal função produzir um fluído que nutre e transporta o esperma, liberado durante o ato sexual.

O tratamento varia dependendo da fase e do tipo do tumor. Que podem ser a cirurgia, técnicas ablativas e hormonioterapia.

Alguns fatores de Risco:

·         Casos da doença na família;

·         Etnia (número maior de casos em homens negros);

·         Idade acima dos 45 anos (porém a casos de pessoas mais jovens);

·         Excesso de peso/sedentarismo/má alimentação;

·         Consumo de álcool/tabagismo/drogas.

Alguns sintomas que devem alertar:

·         Dificuldade ao urinar;

·         Jato de urina fraco;

·         Maior frequência urinária;

·         Dor e ardor ao urinar/ejacular;

·         Urina/ejaculação com sangue.

Referências:

Portal da Urologia, Veja Saúde, Biologia Net, INCA

Compartilhe:

Galeria de Imagens