Notícias

Momento Rosa

No dia 23 de Outubro, a Masutti Copat convidou os profissionais da Aapecan de Bento Gonçalves e reuniu suas colaboradoras, tomando os devidos cuidados referentes ao COVID-19, para um evento sobre o Outubro Rosa, com propósito de passar informações e cuidados preventivos sobre o câncer de mama.

O Outubro Rosa tem como objetivo passar informações e proporcionar conscientização sobre a doença. As campanhas tem mostrado um resultado positivo, mas ainda muito inferior pelo número de casos diagnosticados todos os dias.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama está em 2º lugar entre os tipos de câncer mais comum entre as mulheres, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Homens também podem desenvolver a doença, mas de forma mais rara.

O difícil acesso às consultas, a falta de informação e a crença em mitos, fazem com que as mulheres se afastem do diagnóstico precoce que possibilita grandes chances de cura.

O que é o câncer de mama? É o crescimento desordenado das células da mama, que geram células anormais e formam um tumor. Há várias formas de manifestação, o que faz com que a evolução de cada caso seja diferente. Por isso é importante atentar-se a ao próprio corpo e fazer avaliações de rotina.

O tratamento varia dependendo da fase e do tipo do tumor. Que podem ser a cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biolágica. 

Alguns fatores de Risco:

  • Casos da doença na família;
  • Idade acima dos 40 anos (porém a casos de pessoas mais jovens);
  • Excesso de peso/sedentarismo/má alimentação;
  • Menstruação tardia/menopausa precoce;
  • Consumo de álcool/tabagismo/drogas
  • Reposição hormonal;
  • Ausência de gravidez/amamentação.

Referências:

Grupo Reviver, Minha Vida, INCA, G1-Ciência e Saúde

Compartilhe:

Galeria de Imagens