Saiba como montar uma biblioteca em casa!

Quem é apaixonado por livros sabe o quanto é importante ter um local para guarda-los, deixando-os organizados e acessíveis. Por isso separamos algumas dicas para ajudar você a criar um espaço especial para seus livros.

- Ambiente:

Para começar a montar sua biblioteca e organizar os seus livros, é importante escolher um local que fique de fácil acesso para você, pode ser no cômodo do quarto, home office, ou até, se tiver espaço, criar um cômodo exclusivo para o uso dos livros.

- Prateleiras:

As prateleiras são uma ótima opção para você organizar seus livros, elas podem ser de diversos materiais e tamanhos, nesse caso você pode montar conforme a sua necessidade. É possível criar diversos ambientes, por exemplo: Se forem poucos livros pode-se utilizar um suporte para prateleira e mdf, já se tiver um número elevado de livros, pode criar várias prateleiras ou utilizar uma estante.

- Organização dos livros:

Para deixar os livros sempre organizados, é necessário coloca-los de forma lógica, pode ser pelo assunto, autor, cor, tamanho ou por ordem alfabética, portanto você pode se sentir livre para organizá-los como preferir. Assim sempre que precisar de um livro ele estará em ordem, sem precisar ficar procurando por ele.

Dica: Se tiver crianças na casa, pode colocar os livros deles na parte mais baixa, assim ficará fácil para eles acessarem os livros.

- Conservação:

Tão importante quanto todos os itens acima, são a conservação e a limpeza dos livros, pois quem ama os livros sabe que eles requerem cuidados especiais, principalmente se tiver alguns exemplares mais antigos, afinal não deixa de ser papel, que sem cuidados podem desenvolver mofo, traças, bolor e por isso reque cuidados redobrados. A dica é pelo menos uma vez por semana, faça uma limpeza com flanela ou espanador para retirar o pó acumulado.

Compartilhe:

Galeria de Imagens