Diferenças entre os tecidos de lençol

Escolher o enxoval para cama costuma gerar dúvidas sobre qual lençol parece mais adequado em relação a tamanho, tecido e quantidade de fios. No entanto, saiba que é possível equilibrar custo, função e beleza sem mistério. Para ajudá-lo, selecionamos as principais diferenças entre os tecidos de lençol para que suas próximas compras sejam mais assertivas, afinal, o material e a quantidade de trama são quesitos essenciais a se observar. Acompanhe:

Tamanhos

A variedade de tamanhos de camas é imensa – inclusive com alguns projetos personalizados. Seguindo o fluxo do mercado, o segmento de enxovais também apresenta muitas opções, mas algumas delas têm dimensões médias padronizadas: solteiro (88cm x 1,88m); casal (1,38m x 1,88m); queen (1,58m x 1,98m); king (1,98m x 2,03m).

Número de fios

Muitas pessoas leem as embalagens e etiquetas dos conjuntos de lençóis em busca de informações sobre o desempenho daquele material. Com certeza encontrarão o número de fios presentes naquelas peças – isso se refere à quantidade de fios que foi utilizada para confeccionar cada polegada quadrada de tecido. Geralmente, variam de 150 a 1000 fios (ou até mais) e, geralmente, quanto mais fios melhor a qualidade do tecido. Há algumas exceções, sendo possível encontrar peças de boa qualidade com 150 ou 200 fios, uma vez que o acabamento e o tratamento dados ao material também têm influência.


Tecidos

O material mais utilizado na confecção de roupas de cama é o algodão – podendo ser puro ou mesclado com outros tipos de fibras (na maioria das vezes sintéticas). Macios, com bom custo benefício e antialérgicos, os lençóis 100% algodão são excelentes curingas. Quem prefere material premium pode optar por algodão egípcio, uma das opções mais nobres entre os tecidos de enxoval – são super duráveis e agradáveis ao toque.

Já lençóis de microfibra são elaborados a partir de fibras sintéticas de poliéster, acrílico ou nylon. Esses materiais oferecem bom isolamento térmico e têm rápida secagem, com média vida útil. Também existem os jogos de lençol feitos de malha também de algodão puro, que não amassam, são antialérgicos e bastante indicados para berços.

O cetim e a seda apresentam sensação tátil superior. Por serem antiestáticos, a indústria da beleza vem apostando nesses materiais com o argumento de que não ‘atrapalham’ a pele nem os cabelos. Além disso, são clássicos na decoração requintada.

Compartilhe este conteúdo e ajude seus amigos a escolherem seus lençóis!

Compartilhe:

Galeria de Imagens