DIY: como montar um home office

O método de trabalho home office vem ganhando cada vez mais adeptos. Profissionais de áreas como design, contabilidade, comunicação, arquitetura, direito e muitas outras apostam na praticidade e economia de trabalhar de casa. São muitas vantagens, especialmente por não precisar se deslocar, mas home office também exige muita organização – caso contrário, trabalho e vida pessoal se misturam em excesso e você pode perder a produtividade. Para ajudá-lo a criar um escritório funcional em casa, reunimos dicas-chave de arquitetura e bons hábitos. Confira:

Afaste-se das distrações
Independentemente da tarefa que você for executar, com certeza vai exigir concentração. Portanto, nada de se distrair com a paisagem atrás da janela, o bichinho de estimação ou as conversas de visitas. Afaste-se das distrações nos momentos que exigem mais foco (a menos que seu trabalho seja super flexível). Nesse sentido, reserve um espaço da casa que possa ser mais isolado e evite contato com televisão, sons e barulhos externos. Uma boa dica é adaptar o quarto de hóspedes ou criar um cantinho no seu dormitório.

Priorize a ergonomia
O home office é uma espécie de escritório particular (uma extensão da empresa). Desse modo, faça sua estação de trabalho com tudo o que precisa: notebook, tablet, lápis, canetas, lousa, enfim, todos os seus ‘instrumentos de ação’. Mas nunca esqueça de priorizar a ergonomia, isto é, cadeira, mesa, iluminação que favoreçam a boa postura e o conforto no dia a dia. Nada de passar a tarde sentado de qualquer jeito no sofá ou com o computador sobre a mesa de jantar.

Organize
Manter cada coisa em seu devido lugar é essencial na vida pessoal e profissional. Não seria diferente no home office. Escolha objetos e acessórios que facilitem o armazenamento das ferramentas de trabalho, como porta-objetos, porta-papeis e porta-arquivos (esse para interior de móveis). Além dos suportes certos, crie hábitos diários de organização, reacomodando tudo ao final do expediente.

Imprima seu estilo
Clássico, jovem ou divertido – seja qual for seu estilo, crie um ambiente que te deixe confortável, além dos eventuais clientes. Uma dica bastante versátil é instalar estantes componíveis, pois são fáceis de instalar, funcionais e podem assumir diversas formas (sozinho ou com a orientação de um arquiteto, você consegue criar um mobiliário que atenda às suas necessidades).

Leia também: Conheça a versatilidade das estantes componíveis

Crie pequenos padrões de rotina
É verdade que a rotina de home office também exige compromisso com as tarefas de trabalho, mas ela é, sim, mais flexível. Aproveite essa liberdade para criar pequenos padrões ‘de fuga’ na rotina, como recreação com PET, encontrar amigos em cafés, praticar caminhadas em espaço públicos e até mesmo ir às compras – assim fica mais fácil equilibrar trabalho e diversão.

Divida esse conteúdo com seus amigos. Você pode inspirar outras pessoas a montarem um bom home office.

Compartilhe:

Galeria de Imagens