Ano novo, casa nova: aproveite para renovar os móveis

Por mais que criemos apego a alguns móveis e objetos decorativos, muitas peças acabam atrasadas nos quesitos funcionalidade e design, afinal, o tempo passa e novas soluções surgem para otimizar nosso cotidiano e embelezar os ambientes. Em alguns casos é preciso trocar o mobiliário; em outros, basta recorrer a um bom marceneiro para repaginar a estrutura e instalar novos acessórios utilitários.

Aproveitando o clima de Ano-Novo, reunimos algumas sugestões para você dar um UP nos móveis da sua casa e do escritório. Confira as melhores soluções para cada cômodo:

SALA DE ESTAR
Em muitos imóveis, a sala de estar também serve como sala de visitas, então o cômodo deve equilibrar atenção ao décor e ao conforto. Com a orientação de um arquiteto ou designer de interiores, harmonize as cores que compõem a sala – principalmente nas paredes, no piso e nos móveis. Uma alternativa bastante eficiente para dar uma nova cara ao ambiente é apostar em estantes com prateleiras componíveis, em especial os modelos de ferro e madeira, que conseguem se adaptar a diversos estilos de decoração. Além de unir funcionalidade e design, esse tipo de mobília pode ser montado pelos moradores, bem ao estilo Faça-Você-Mesmo. Outro complemento é banqueta regulável, que pode servir tanto como assento quanto como mesa de apoio.

COZINHA
Independentemente se você é alguém que cozinha muito ou pouco, a área gourmet precisa ser prática, organizada e funcional. Por isso, priorize um projeto de mobiliário com soluções utilitárias voltadas à simplificação de armazenamento e uso de alimentos, utensílios e louças.

Para turbinar a estrutura do mobiliário, busque uma marca referência no segmento de aramados para escolher acessórios como escorredor de louças com bandeja para armário (ele fica oculto dentro do móvel, liberando espaço sobre a bancada), cantos mágicos (organizam os itens nos cantinhos dos armários) e organizadores de tampas (facilitam o armazenamento desse item).

Pensando em acessórios soltos, vale investir em porta-tampas e talheres (evita sujeiras na bancada durante o preparo das refeições), suporte para tábuas de corte (oferece mais organização e higiene), fruteiras (armazenam alimentos e decoram o ambiente) e porta-latas (pode ser usado dentro e fora do refrigerador para guardar bebidas).

DORMITÓRIO
Conforto é palavra de ordem no dormitório – e não basta comprar um bom colchão, é preciso pensar na usabilidade diária de todos os elementos no cômodo. No clima de renovação, avalie a necessidade de retocar a pintura, trocar luminárias, comprar novas roupas de cama e desapegar de roupas que não utiliza mais.

Importante dar uma atenção aos armários do closet, pois cada item deve ser armazenado em um local apropriado. Por exemplo: calçados em sapateiras, bolsas e acessórios em setores específicos (cabides porta-bolsas e para acessórios), cintos e gravatas em ganchos específicos e roupas íntimas em gavetas separadas.

BANHEIRO
No banheiro, o segredo é categorizar os itens usados de acordo com a escala de importância. Para isso, escolha utensílios para organizar o que precisa ficar em cima da bancada (somente o necessário). No interior do móvel, a solução pode ser a instalação de uma coluna organizadora para manter itens de higiene e beleza nos locais certos. Quem faz uso do secador de cabelos pode recorrer a um suporte fixado ao móvel ou à parede – um jeito econômico e eficiente de organizar o eletrodoméstico.

ÁREA DE SERVIÇO
Cômodo muitas vezes esquecido, a área de serviço também merece ser repaginada para otimizar tarefas como lavar, secar e passar roupas, além de exigir uma estrutura capaz de abrigar eletrodomésticos e utensílios relacionados à higiene da casa.

Se sua tábua de passar não está em boas condições e você precisa troca-la, opte por um modelo articulado, que ajuda a economizar espaço na circulação da área de serviço. Cestos e tulhas também são aliados na organização desse ambiente, ajudando a separar roupas limpas e sujas.

No interior do armário, instale um suporte porta-vassouras e um porta-duto para aspirador de pó, assim evitará fios enrolados e utensílios fora do lugar.

ESCRITÓRIO
O agito da rotina de trabalho no escritório pode nos deixar desatentos à necessidade de renovar o mobiliário desse ambiente também. Por isso, reserve uma hora para fazer uma vistoria em todos os cômodos e listar o que precisa ser trocado – desde a recepção até a sala de atendimento e o toalete.

Na sala de espera, talvez seja o momento de adquirir um novo revisteiro ou cesto porta-objetos – agregando um toque a mais na decoração. Dentro do escritório, invista em uma bela prateleira para guardar livros e objetos decorativos – novamente vale o modelo de prateleiras componíveis ou um elegante suporte para prateleiras avulsas. Se o cômodo for amplo e contar com uma grande prateleira, dê um charme especial com escada deslizante regulável.

Leia também:
- Acessórios para o mobiliário do closet
- Dicas para montar um quarto infantil
- Iluminação ideal para seu dormitório

Gostou das dicas? Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e ajude outras pessoas a se inspirarem para renovar os móveis.

Compartilhe:

Galeria de Imagens