CSS Light Web Gallery

Blog

Três sobremesas para saborear na ceia de Natal

Impossível passar pelas celebrações do final de ano sem fugir um pouquinho da dieta – são tantas delícias que a gente quer provar tudo. Além dos pratos tradicionais da ceia de Natal, como peru, farofa, arroz à grega e rabanada, chega o momento de experimentar as sobremesas. Neste ano, que tal preparar os doces em casa? A Masutti Copat escolheu três receitas fáceis de sobremesas para saborear no Natal e tornar a noite ainda mais especial: panetone, tiramisú e biscoitos tradicionais. Aprenda e surpreenda:

RECEITA DE PANETONE

Ingredientes
- 250g de farinha de trigo branca
- Sete colheres (sopa) de manteiga
- Um sachê de fermento seco para pão
- Uma colher de sopa de açúcar cristal ou demerara
- Quatro gemas de ovos
- Uma pitada de sal
- Raspas de um limão e de uma laranja
- 80g de uvas passas e 80g de frutas cristalizadas

Preparo
- Na tigela da batedeira, deposite as medidas de farinha, sal, açúcar, manteiga e as gemas. Bata esses ingredientes em velocidade média por cerca de 8 minutos. Então, adicione o fermento e deixe batendo por mais 2 minutos. Caso a massa fique 'grudando', acrescente devagar mais um pouquinho de farinha.

- Quando a massa estiver homogênea e sem grudar, utilize as mãos para formar uma bola e cubra a tigela com um pano. Deixe descansar em temperatura ambiente até dobrar de volume.

- Na sequência, adicione as raspas de limão e laranja, as frutas cristalizadas e as passas. Misture com as mãos e forme uma bola novamente. Depois, acomode-a em uma forma para panetone. Utilize uma faca para fazer dois riscos na parte superior da massa, formando um X. Deixe crescer por mais 1 hora.

- Enquanto pré-aquece o forno a 180ºC, derreta uma colher de sopa de manteiga para pincelar na parte inferior do panetone.

- Leve a massa de panetone ao forno por 10 minutos. Diminua a temperatura para 150ºC e asse por mais 30 a 40 minutos. Quando estiver mais ou menos na metade do tempo total de cozimento, passe um pouco de manteiga no topo do panetone.

- Na noite de Natal, sirva acompanhado de uma bola de sorvete de creme, passas ao rum ou chocolate.

RECEITA DE TIRAMISÚ

Ingredientes
- 500g de queijo tipo mascarpone
- Quatro gemas e duas claras
- 250ml de café passado sem açúcar
- Duas caixas de biscoito tipo champagne
- 125g de açúcar
- ½ cálice de licor de café ou chocolate
- Cacau ou chocolate em pó para polvilhar (evite usar achocolatado)

Preparo
- Comece batendo as claras em neve e reserve.
- Na batedeira, misture as gemas e o açúcar até obter uma mistura com aspecto esbranquiçado e cremoso. Com delicadeza, adicione o queijo mascarpone e as claras em neve.
- Em um recipiente, misture o café e o licor, molhando os biscoitos sem encharca-los.
- Na etapa de montagem, use os biscoitos úmidos para forrar uma forma retangular e cubra com uma camada de mais ou menos 2cm de creme. Repita essa sequência mais duas vezes.
- Gele por no mínimo 6 horas e polvilhe com cacau ou chocolate em pó ao servir.

RECEITA DE BISCOITO DE NATAL

Ingredientes
- 500g de farinha de trigo (se desejar, 1/3 dessa medida pode ser de farinha integral)
- 180g de açúcar
- Dois ovos inteiros + duas gemas
- 250g de manteiga
- Uma colher (sopa) de açúcar de baunilha

Preparo
- Peneire a farinha em uma tigela e reserve.
- Em outro recipiente, junte o açúcar, o açúcar de baunilha e os ovos. Misture com um batedor à mão (fouet) até conseguir uma consistência de cor clarinha.
- Corte a manteiga em cubos e adicione à farinha, amassando com as mãos. Acrescente os ovos com açúcar à farinha misturando até obter uma bola de massa. Deixe descansar na geladeira durante 1 hora ou mais.
- Abra a massa com um rolo até chegar a cerca de 5mm de espessura. Use forminhas cortadoras de biscoitos ou uma faca (se você garante um traço firme) para cortar a massa em formas variadas (estrela, coração, pinheiro, etc.).
- Forre uma assadeira com papel manteiga e coloque as massinhas cortadas. Pincele a superfície com gema de ovo para dourar. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por mais ou menos 12 minutos, até que estejam douradinhos.
- Essa receita rende cerca de 10 unidades (dependendo do tamanho que você cortar). Ótima opção para acompanhar uma sobremesa como sorvete ou mousse. Também vale entregar um biscoitinho para cada convidado ao final da festa.

Gostou das sobremesas para saborear na ceia de Natal? Então divida essas receitas com seus amigos, assim mais pessoas poderão adoçar essa data.

Compartilhe:

Galeria de Imagens