Como montar um quarto de hóspedes

Sabe aquele cômodo sobrando ou mal aproveitado em sua casa? Ele pode se tornar um quarto de hóspedes multiuso, assim fica ainda melhor receber aquela visita prolongada e oferecer conforto aos convidados – especialmente os que vêm de longe.

Existem diversas ideias de como montar um quarto de hóspedes a fim de atender às necessidades dos moradores, mas, para você não se perder, a Masutti Copat reuniu alguns truques curinga que garantem organização e estilo. Confira:

Cores neutras não têm erro
Na dúvida sobre ousar ou não na decoração, prefira uma paleta de cores neutras (branco, bege, amadeirado e tons pastel), principalmente se o dormitório é pequeno. Como a proposta do cômodo é receber hóspedes por pouco tempo, o melhor é apostar em cores claras para revestimentos – o mobiliário até pode ousar um pouco mais.

Isso não quer dizer que o cômodo não terá personalidade, afinal, ele também pode refletir a personalidade dos donos da casa. Algumas ideias legais: pendurar um quadro ou pôster que tem tudo a ver com seus interesses; criar uma parede com fotografias de momentos marcantes, inclusive na companhia de seus hóspedes; instalar uma lousa de recados para que eles possam deixar recadinhos divertidos.

Garanta a privacidade
Seus hóspedes precisam se sentir à vontade, então garanta que o dormitório terá privacidade, como chave para trancar a porta e persianas ou cortinas nas janelas – prefira cortinas de tecido para deixar o clima mais aconchegante.

Cama é protagonista
Quanto à etapa de mobiliar o quarto de hóspedes, entenda que a cama é a protagonista do cômodo, já que o foco é descansar. Invista em um bom colchão ou sofá-cama – não precisa ser enorme (king size), mas o conforto é primordial.

Apoio e luminária de cabeceira são essenciais
Outra etapa importante da mobília é incluir mesa de cabeceira com luminária em pelo menos um dos lados da cama. Pode até ser uma cadeira, um pufe ou uma banqueta, o importante é que as pessoas tenham um suporte para deixar seus pertences (celular, óculos, remédios) e ler se tiverem insônia. Aliás, aqui fica outra dica bacana: mantenha alguns exemplares de livros (preferencialmente contos curtos) e revistas no quarto de hóspedes.

Acessórios extras
Você não quer que seus convidados sintam frio durante a noite, né? Então certifique-se de que existem cobertores a mais guardados em algum armário, estante ou baú. Também é elegante deixar pelo menos mais um travesseiro e toalhas de banho.

Cômodo partilhado
É bastante comum otimizar o uso do quarto de hóspedes com outras funções, como home office, por exemplo. Neste caso, procure deixar o ambiente de trabalho ou estudos em uma única área do cômodo, evitando espalhar documentos pelo local. Para dividir os ambientes, use prateleiras componíveis – elas garantem organização e charme aos dois lados.

Compartilhe essas dicas com seus amigos e ajude outras pessoas a criarem um quarto de hóspedes aconchegante!

Compartilhe:

Galeria de Imagens