Como se preparar para a ceia de Natal

2018 passou voando e o Natal já está logo ali, batendo à sua porta com todos aqueles sentimentos de amor, alegria e união familiar – além das trocas de presentes e pratos deliciosos. Mas organizar a ceia exige tempo, planejamento e algumas despesas extras. Pensando nisso, trouxemos um guia de como preparar a ceia de Natal de forma simples e menos cansativa. Anote o passo a passo e comece a planejar esse momento com sua família.

LISTA DE CONVIDADOS
A primeira etapa antes de organizar uma festa é listar os nomes dos convidados. Estabeleça um limite de pessoas considerando o espaço físico disponível e o seu orçamento, principalmente se você for bancar a ceia. A dica é começar pelos familiares mais próximos, depois os parentes e, por fim, amigos.

Quando concluir a seleção, comece a convidar formalmente as pessoas. Vale cartão impresso, digital, telefonema e até mesmo grupo em WhatsApp ou Facebook. O importante é chamar os convidados com no mínimo 20 dias de antecedência, para que eles possam organizar suas agendas.

Sempre válido lembra-los do evento uma semana antes do Natal, pedindo confirmação de presença e reforçando o horário e local da ceia (dê um toque extra para quem estiver com o compromisso de levar algum prato).

DECORAÇÃO
A decoração natalina é essencial para tornar o encontro mais aconchegante. Pense na decoração com antecedência, assim conseguirá garantir os itens desejados – além disso, muitas pessoas deixam para comprar na última hora, quando as lojas estão super movimentadas. Evite esse transtorno planejando tudo antes: toalhas, velas, guardanapos, guirlandas, pinhas, fragrâncias e outros acessórios que ajudam a criar a atmosfera típica da data.

MENU
Definir o menu natalino não é um bicho de sete cabeças, mas você precisa considerar os gostos e restrições alimentares dos convidados, lembrando, por exemplo, de oferecer opções vegetarianas para quem não come carne. Guie-se pelas dicas abaixo para criar um cardápio saboroso e diversificado:

Entradas: Aguardar até a meia-noite para provar a ceia sem oferecer aperitivos é uma verdadeira tortura. Portanto, frios, frutas secas e pãezinhos com patês são ótimas opções para enganar a fome.

Carnes: não existe ceia de Natal sem peru/chester, mas se quiser inovar, pode servir bacalhau como carne adicional.

Acompanhamentos: arroz branco, arroz à grega, arroz de forno, farofa com passas e nozes, salpicão, salada de folhas verdes e maioneses. Organize no mínimo dois desses ou outros acompanhamentos para servir na refeição principal.

Sobremesas: rabanada, pavê, mousse e panetone são sobremesas típicas de Natal. Além de saborosas, costumam ser bem acessíveis.

Bebidas: importante servir bebidas com e sem álcool, agradando a todos os convidados. Espumante, vinho rosé ou branco, refrigerante e suco natural costumam ser suficientes para o evento, mas considere o gosto geral das pessoas por cerveja, uísque, gin, drinks e outras bebidas.

Lembre-se de que a ceia de Natal pede variedade de delícias, afinal, é o período do ano em que todo mundo quer provar de tudo. Ainda relacionado ao menu e à decoração, é preciso planejar a organização de louças, copos, taças e talheres próprios para cada prato e momento, bem como quantidade suficiente para todos os convidados.

PRESENTES
Você pode criar uma lembrancinha padrão para todos os convidados ou dar um presente para cada, de acordo com seus gostos e personalidades. Se vocês optarem por realizar a brincadeira de amigo oculto, podem efetivar o sorteio por e-mail (existem sistemas gratuitos que fazem essa distribuição).

CHECKLIST
Não custa conferir a lista de tarefas antes da festa, né? Realize checklist de todos os tópicos durante a semana que antecede a ceia de natal, assim consegue atualizar essa relação conforme tudo vai ficando pronto para a grande noite.

Leia também:

- Presentes para decorar o lar
- O que dar de presente para quem trabalha em escritório
- DIY: presentes para quem gosta de cozinhar

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e leve todas essas dicas aos seus amigos.

Compartilhe:

Galeria de Imagens