Dicas de organização para aprender com Micaela Goés

Quando o assunto é organização, um dos nomes mais lembrados é o de Micaela Góes, apresentadora do programa Santa Ajuda, do GNT, e escritora do livro homônimo. Em cada episódio, ela tem a missão de simplificar a vida das pessoas, mas o mais legal é que ela realiza esse processo em parceria, ensinando dicas valiosas para o dia a dia. Como a Masutti Copat ama organização, neste conteúdo você confere alguns truques para tornar sua vida mais descomplicada em todas as fases da vida. Acompanhe:

Realize uma triagem
Separar todos os itens é uma estratégia básica para a arrumação de qualquer ambiente/móvel. A dica é criar três áreas de triagem: uma para o que será mantido, outra para que deve ser descartado ou doado e uma terceira para aquilo que pode ou deve ser armazenado em outro local. Para não se perder, reúna três caixas ou baldes de cores diferentes, depositando os itens nos respectivos temas de destino. Importante: aproveite esse momento para analisar o que de fato precisa ser guardado e praticar o desapego.

Ordem em cozinhas pequenas
Cozinhas pequenas são uma realidade bastante comum nos imóveis modernos – especialmente os construídos a partir dos anos 2000. Para ganhar um espacinho extra nos armários, cole os potes de mantimentos (com tampa de enroscar) nas prateleiras, assim você amplia área na superfície para guardar pratos e outros utensílios. Também vale apostar em organizadores aéreos: fixados nas paredes, eles permitem armazenar condimentos, utensílios e outros utilitários de modo eficiente e decorativo.

Closet sem bagunça
Abrir as portas do guarda-roupa ou entrar em um closet bagunçado é uma grande dor de cabeça. Na correria do dia a dia, você não pode perder tempo procurando peça de roupa, calçado ou acessório. Pior ainda quando os itens estão amassados ou até mesmo sujos por não terem sido incluídos na última lavagem. Truque simples: toalhas e algumas peças de roupas podem ser guardadas enroladinhas, assim ocupam menos espaço.

Além disso, aposte em bons cabides (para não amassar peças delicadas), separadores de gavetas e porta-acessórios (existem cabides específicos para bolsas e gravatas, por exemplo).

Crianças podem ser organizadas
Quem disse que somente os pais devem cuidar da organização dos filhos? Os pequenos também podem participar da rotina com pequenas – e importantes – atitudes. Ensine a ele lugares determinados para cada brinquedo (preferencialmente guardados em cestos/caixas). Crie, também, a estratégia do "brincou, guardou".

Compartilhe esse conteúdo com seus amigos e leve todas essas dicas de organização ao lar de mais pessoas.

Compartilhe:

Galeria de Imagens