Conheça os tipos de pote para ter na cozinha

Maior parte dos alimentos industrializados precisam ser cuidadosamente armazenados após abertos, garantindo sua perfeita conservação até o próximo uso. Você já deve saber que nossos melhores amigos nessa hora são os potes com tampas, mas muitas vezes ficamos em dúvida sobre qual modelo escolher, afinal, existem muitos materiais, modelos e preços desse utensílio. Pensando nisso, este texto reúne os principais tipos de pote que você pode ter na cozinha de acordo com suas necessidades. Acompanhe:

Vidro ou plástico?

O Food and Drug Administration (FDA), órgão norte-americano que regula o setor de alimentos e medicamentos, diz que o vidro é a embalagem mais segura para armazenar alimentos, pois é atóxico – livre de substâncias nocivas à saúde. Já sobre o plástico, é importante observar que geralmente utilizamos os potes no micro-ondas e no congelador, causando expressivas trocas de temperatura ao objeto. Por isso, é preciso se certificar de que o utensílio não contém BPA (Bisphenol A), uma substancia prejudicial à saúde. Para descobrir essa informação, verifique se existe o símbolo de uma faca e um garfo no fundo do pote (ele indica que o plástico pode ser utilizado para armazenar alimentos com segurança).

Hermético ou simples?

Sabe aquelas sobras de alimentos que você precisa guardar por pouco tempo na geladeira ou o pacote de biscoitos que não foi totalmente consumido e precisam manter a crocância? Eles podem ser guardados em potes simples, ou seja, com tampa de encaixar o enroscar. Os potes com fechamento hermético (que podem ser de plástico ou vidro, os materiais mais utilizados), por sua vez, são ideais para alimentos que precisam de vedação total, desacelerando o processo de deterioração (cereais, geleias, biscoitos que serão comidos a médio prazo, etc.).

Qual o melhor tamanho?

O tamanho dos potes depende da sua necessidade. Por exemplo: os pequenos são ótimos para armazenar temperos; os médios cabem bem na geladeira e em armários com pouco espaço; os grandes indicados para porções maiores. A dica é escolher os potes de acordo com o que será guardado no interior deles, evitando desordem no interior do refrigerador, dentro dos armários e nas prateleiras.

E quanto ao modelo do pote?

O mercado reúne incontáveis modelos de potes – desde os mais simples até os mais sofisticados. Quanto ao modelo, prefira aqueles que somam duas características importantes: ser fácil de guardar no armário quando fora do uso; ser eficiente no seu principal uso, armazenar alimentos.

Potes quadrados funcionam muito bem para guardar alimentos na geladeira e no armário, já que muito modelos são empilháveis (guarde um dentro do outro). Os modelos redondos e com detalhes têm um charme extra, podendo ajudar a compor a decoração da cozinha.

Depois de armazenar, organize

Quando os alimentos já estiverem armazenados em seus potes, guarde os utensílios em compartimentos organizadores no interior dos armários e gavetas, garantindo o fácil acesso aos itens no dia a dia. Outra opção é manter os frascos menores em prateleiras aéreas, que ajudam a ganhar espaço e manter tudo em ordem.

Compartilhe esse texto nas suas redes sociais e leve informação a outras pessoas! E que tal aproveitar para ler outros conteúdos? Confira:

- Higiene na cozinha: hábitos para adotar

- Como passar roupas de modo mais fácil

Compartilhe:

Galeria de Imagens