Cuidados com a higiene de tapetes e cortinas

Tapetes e cortinas são acessórios de decoração que ‘vestem’ os cômodos, deixando-os mais aconchegantes e bonitos – além de protegerem os móveis da luz direta do sol e nossos pés do piso gelado. Geralmente feitos de tecido, os tapetes costumam sujar no dia a dia com gotas de bebida, farelos de comida, molhos, fios soltos de cabelo, pelos de pet e terra embaixo dos calçados, por exemplo. Já as cortinas concentram bastante pó e alguns restos de insetos (moscas, mosquitos, cascudos). Por isso, se mal higienizados, ambos os complementos acumulam grande concentração de ácaros e outros micro-organismos.

Confira dicas rápidas e eficientes para manter cortinas e tapetes limpos, assim você evita problemas de saúde decorrentes de micro-organismos e garante que o visual desses acessórios decorativos vai estar sempre impecável.

Como limpar tapetes

Profissionais indicam que os tapetes sejam aspirados com frequência, pelo menos duas vezes na semana. Além disso, a recomendação é que eles sejam lavados a cada seis meses por uma empresa especializada.

Para a manutenção da limpeza, muitas pessoas acreditam que é necessário utilizar vassouras e escovas de cerdas duras, mas esse é um erro grave. Esfregar essa peça com muita força danifica os fios, comprometendo a aparência do tapete. Outro equívoco recorrente é pensar que os produtos comprados em mercados são essenciais, já que existem truques caseiros bastante eficientes.

Bicarbonato de sódio, vinagre neutro e sabão líquido suave são ótimos exemplos de limpadores caseiros para tapetes – e, ainda por cima, sustentáveis e econômicos. Para remover manchas específicas, você precisa de um pouco de água oxigenada e bicarbonato de sódio. Basta misturar os dois ingredientes (será formada uma solução efervescente) e aplicar apenas no local sujo. Após agir por alguns minutos, remova com papel branco sem esfregar.

Quando a mancha for de óleo, será necessário recorrer à ajuda do detergente líquido de cozinha neutro (sem corante). O segredo está em misturar 1 litro de água e ¼ de xícara de detergente líquido, misturando muito até espumar. Então, utilize uma escova de cerdas macias para esfregar a espuma no tapete. Assim, a sujeira armazenada nas fibras vai saindo aos poucos.

E o carpete?

Carpertes devem ser aspirados regularmente, especialmente quando instalados em dormitórios. Quando ocorrer alguma mancha, ela deve ser limpa imediatamente para não danificar a peça para sempre. Uma dica prática é aplicar vinagre neutro na região afetada e limpar com um pano ou papel branco sem esfregar com muita força. Mas se o estrago foi grande, confie em uma empresa especializada.

Aprenda a limpar cortinas

Elas podem ter transparência ou blackout, estampa ou metalizado – independente do modelo, cortinas sempre merecem atenção em relação a higienização. O primeiro agente causador de danos à cortina de tecido é o sol, pois desbota o material e acelera seu desgaste. Portanto, se sua casa tem cortinas diretamente expostas ao sol, vale investir em um forro.

Dica valiosa para preserva-la limpa e sem pó é passar aspirador a cada dez dias. Além disso, cuide para que o vento não a puxe para fora, onde geralmente o vidro e a parede externa são mais sujos e podem manchá-la. Sobre a lavagem, respeite as instruções da etiqueta ou do fabricante, porque cada tecido tem suas particularidades. Geralmente, uma boa lavagem por ano é suficiente para que as cortinas estejam visualmente limpas. No entanto, ambientes úmidos – com maior proliferação de ácaros – exigem mais lavagens durante o ano.

Como lavar cortinas em casa: antes de molhar o tecido, aspire-o bem com o bocal em formato de escova, retirando o pó acumulado. Na sequência, remova argolas e outros acessórios para colocar a peça na máquina de lavar roupas sem outras peças – forro é lavado com forro, cortina é lavada com cortina. Acione o módulo de peças delicadas e deixe a máquina trabalhar somente com sabão, não precisa amaciante. Enquanto isso, aproveite para limpar todos os cantinhos das janelas. Ao final, pendure a peça no varão ou trilho e deixe secar naturalmente.

Higienização de persianas

Para manter persianas limpas no dia a dia, conte com o bocal de escova do aspirador de pó ou um bom espanador. O passo a passo é simples: passe nas lâminas viradas para baixo, depois vire-as para cima e repita o processo. Dica: não limpe lâmina por lâmina, porque isso pode entortar algumas peças – e toma mais tempo. Já a limpeza pesada deve ser feita por uma empresa especializada, uma vez por ano ou conforme necessidade.

Agora você já sabe como limpar tapetes, cortinas e persianas. Que tal compartilhar esse conteúdo com seus amigos e ajudar outras pessoas?

Compartilhe:

Galeria de Imagens