Como armazenar alimentos corretamente

Armário, prateleira ou geladeira: onde guardar os alimentos? Quando vamos ao mercado e à feira, compramos itens com diversas características diferentes de correto armazenamento, mas geralmente guardamos sem saber o local mais adequado. Manter os alimentos no local certo é vantagem para a organização da cozinha, para as propriedades nutricionais, para a sua saúde e seu bolso – já que evita desperdícios. Com o objetivo de ajudá-lo nessa tarefa, reunimos dicas sobre como armazenar alimentos corretamente. Confira:

GELADEIRA

Você já deve saber que a geladeira possui zonas diferentes de temperatura. Por isso, recomenda-se que os alimentos sejam organizados conforme a necessidade de temperatura menos elevada.

A porta da geladeira é a região do eletrodoméstico com maior variação de temperatura – por causa do abre e fecha. A recomendação é utilizar esse espaço para guardar alimentos que não possuem restrição quanto a essas mudanças, como por exemplo: água, molhos, sucos, condimentos e conservas. Se na sua casa esse abre e fecha é constante, o ideal é não guardar ovos na geladeira, porque eles são melhor conservados com pouca variação de temperatura. Se mal armazenados, podem estragar e fazer mal à saúde.

Alimentos mais perecíveis, como iogurtes, sobremesas, frios e requeijão, precisam estar em uma região mais refrigerada, então o ideal é estarem na primeira prateleira. Esse espaço também é indicado para guardar alimentos que já foram preparados, como a sobra do almoço, por exemplo. Na primeira prateleira, evite depositar frutas, legumes e verduras, pois o ar mais frio do refrigerador os “queima”, comprometendo o aspecto visual e as propriedades (vitaminas, minerais, etc.). Nas prateleiras abaixo, podem ser armazenados alimentos crus (carnes, aves e pescados), bebidas e outros produtos que exigem temperatura regular.

A gaveta inferior do refrigerador é a parte menos fria do eletrodoméstico, ótima para guardar frutas, verduras e legumes. Lembre-se de armazená-los limpos assim que os trouxer da feira, assim evitará contaminações.

ARMÁRIO

Arroz, massa, óleo, farinhas, feijão, leite, água, chocolate e biscoitos são apenas alguns dos itens que merecem ser armazenados dentro do armário – espaço ideal para alimentos que podem ficar à temperatura ambiente, mas longe de umidade e luminosidade. Cada coisa no seu lugar: não deixe produtos de limpeza próximos às embalagens e aposte em acessórios organizadores para tornar o dia a dia na cozinha mais simples.

PRATELEIRA

Tanto prateleiras quanto bancadas são móveis que permitem o armazenamento de alimentos secos e não perecíveis e que mais utilizamos no dia a dia, ou seja, com uma pequena quantidade de água, prazo de validade mais estendido e resistentes a umidade. Açúcar, café e achocolatado, se bem acondicionados em seus recipientes, podem ser mantidos em cima do balcão. A dica também vale para frutas inteiras, como melão, banana, mamão, laranja, melancia e kiwi. Para que as frutas ganhem um caráter decorativo, aposte em uma fruteira sobre a bancada.

Agora que você já sabe como armazenar alimentos corretamente em sua casa, compartilhe esse conteúdo com seus amigos para que eles também aprendam a usar os espaços certos.

Compartilhe:

Galeria de Imagens