10 dicas para uma casa mais organizada

O tempo é um bem cada vez mais valioso. Na correria do cotidiano – que envolve trabalhar, cuidar da casa, educar os filhos, praticar atividades físicas, entre outras tarefas – é sempre uma dádiva quando sobram alguns minutinhos para descansar.

 Pensando nisso, neste texto você encontra 10 dicas para manter seu lar mais organizado, seja ele apartamento ou casa. Saiba como manter tudo no seu devido lugar e ganhar tempo para as horas de lazer.

1. Evite muitos enfeites na sala

Espaço onde recebemos visitas, a sala costuma ser nosso principal espaço para reunir objetos decorativos, mas pense na manutenção da limpeza – tirar o pó de bibelôs e quadros exige vários minutos de dedicação. Por isso, escolha apenas itens essenciais na decoração da sala – aqueles que refletem seu estilo e valorizam o ambiente.

2. Se já leu, não acumule

Jornais e revistas que já foram lidos não precisam fazer volume no revisteiro. Eles acumulam pó e atraem traças. A dica é manter jornais de no máximo dois dias anteriores à data atual. No caso das revistas, guarde apenas a da semana corrente (para as semanais); já as mensais, por serem menos temporais, podem ser mantidas por até três meses. Importante: crie o hábito de manter cada tipo de publicação no seu devido lugar.

3. Objetos organizados e decorados

Além de funcional, a estante também decora o ambiente. Nesse sentido, evite deixar os itens de qualquer jeito, como se o móvel fosse um depósito. Use a organização de livros e outros objetos a seu favor, de modo que os exemplares agreguem um toque de décor ao cômodo (sala/office/dormitório).

4. Pendure onde é para pendurar

Pendurar roupas e acessórios na parte externa dos móveis, como nas portas, por exemplo, é um péssimo hábito para quem precisa de um lar mais organizado. Invista em cabideiros organizadores para o interior dos armários, além de separadores de gavetas, e se policie para guardar roupas, bolsas e bijuterias nos seus devidos espaços. Assim é bem mais fácil acabar com pilhas de bagunça e acúmulo de itens.

5. Guarda-roupa sem caos

Conforme destacamos no tópico anterior, é preciso manter o roupeiro em ordem. Esse móvel, tanto em formato convencional quanto em closet, é responsável por abrigar nossas roupas, calçados e acessórios. Pense no tanto de vezes que você acessa seus pertences, para as mais variadas situações. Se cada vez em que precisar encontrar algo houver bagunça, escolher o look será um estresse enorme. Portanto, aposte em soluções que tornam o closet mais funcional – suportes, calceiros, sapateiras deslizantes, prateleiras, etc.

6. Explore os armários da cozinha

É bastante comum que as pessoas reclamem de falta de espaço nos armários da cozinha. Parte desse problema se deve ao acúmulo de itens desnecessários, mas o que também causa esse problema é o mau aproveitamento dos móveis. A parte interna das portas de armários, por exemplo, pode receber suportes e ganchos aramados para armazenar utensílios, condimentos e tampas de panela. Assim o dia a dia se torna muito mais prático.

7. Adote um padrão para os potes

Na cozinha, acabe com o estoque de potes sem tampa ou com defeitos. O espaço dos armários é precioso demais para você perdê-lo com objetos sem utilidade. Compre modelos padronizados e organize-os por tamanho, bem como as tampas.

8. A bancada precisa de espaço

Qual o sentido de projetar uma bela bancada para a cozinha se ela estiver sempre atravancada? Nenhum, pois ela precisa estar livre para o preparo dos alimentos, além de simplificar a limpeza. Dica: compre um organizador aéreo para explorar a área disponível na parede e ganhar espaço na bancada.

9. Lixeiras escondidinhas

O melhor é manter as lixeiras escondidas dentro da bancada de cozinha. Existem diversas opções no mercado, inclusive com corrediça metálica, tampa articulada e mais de uma tampa – facilitando a coleta seletiva. Desse modo elas não interferem na decoração e ajudam a manter o cômodo em ordem.

10. Conforto ao ar livre

Sacadas de apartamentos e varandas de casas são espaços convidativos para o descanso, mas esse momento também precisa de higiene e organização. Evite vasos de plantas bagunçados, pois eles acabam roubando espaço para uma boa espreguiçadeira. E lembre-se de colocar pratinho em todos os vasos para não sujar o piso com água da rega.

Compartilhe essas dicas com seus amigos em suas redes sociais.

Compartilhe:

Galeria de Imagens