Qual a iluminação ideal para o meu dormitório?

Existem muitas possibilidades de iluminação para dormitórios, tanto em intensidade de luz quanto em formato de luminárias. Com tantas opções, às vezes fica difícil escolher o projeto mais adequado, que englobe estilo e eficiência.

Seja qual for o seu estilo, uma coisa é certa: a iluminação do quarto deve ser confortável e permitir relaxar, afinal, mesmo quem tem office integrado ao quarto precisa descansar. Portanto, garantir que esse ambiente seja acolhedor vai além de escolher móveis e objetos de decoração. Conheça algumas dicas valiosas para acertar na escolha da iluminação para o seu dormitório:

Deixa o Sol entrar

Sabe aquela sensação maravilhosa de abrir as cortinas e sentir o sol tomando conta do quarto? Então, se possível, valorize a iluminação natural – pelo menos durante o dia. Além de arejar o ambiente, o sol proporciona uma sensação única de conforto e ainda te ajuda a economizar na conta de energia elétrica.

Temperatura da luz

Muitas pessoas não sabem, mas a temperatura da luz influencia diretamente no conforto do ambiente. Lâmpadas que emitem luz quente ou amarela asseguram o aconchego, até mesmo por remeterem à luz solar. Por isso, são perfeitas para ambientes de descanso como sala de estar e dormitório.

As luzes de tonalidade neutra/branca/fria são indicadas para cômodos que exigem maior concentração e atenção aos detalhes, como por exemplo as estações de trabalho. Então se você tem quarto e office integrados, opte por um projeto de iluminação segmentado para cada ilha – a de produção e a de descanso.

Luz (in)direta

Projetos mais complexos incluem a instalação de luzes diretas e indiretas, de modo que é possível iluminar o dormitório de diversos jeitos e para diferentes finalidades. Os pontos de luz indireta são excelentes para deixar o ambiente uniformemente mais ‘claro’. Já lâmpadas diretas são direcionadas para pontos específicos do ambiente, como estante de livros e criado-mudo, por exemplo.

Tamanho das luminárias

Uma dica básica é respeitar o tamanho do dormitório na hora de escolher o tamanho e a quantidade de luminárias. Lustres e pendentes, não podem sobrecarregar o ambiente.

Principais tipos de luminária para quarto

Plafon: com distribuição uniforme, é ideal para compor a iluminação geral do dormitório, oferecendo um efeito agradável. Existem muitos modelos no mercado, para qualquer estilo de décor, mas prefira aqueles com vidro jateado, pois suavizam a incidência de luminosidade aos olhos.

Abajur: perfeito para quem tem o hábito de ler no quarto, é um ‘quê’ a mais na decoração.

Pendente: modernas, as luminárias pendentes ficam melhor em dormitórios com pé direito alto. Se o ambiente é amplo, considere substituir os abajures dos criados-mudos por luminárias pendentes – é tendência nas revistas de decoração!

Lustre: elegante e imponente, o lustre só combina com quartos amplos, caso contrário causa a sensação de que o cômodo está muito apertado.

LED: as fitas de LED estão super em alta, assumindo função decorativa e funcional. São econômicas e podem ‘brincar’ com diferentes cores.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e mostre essas dicas de iluminação para dormitório aos seus amigos.

Compartilhe:

Galeria de Imagens