Aprenda a decorar e organizar o banheiro

Pensando em renovar o visual do banheiro ou lavabo? Aproveite o momento de inspiração para priorizar dois itens essenciais no projeto: organização e estilo. Esses quesitos são importantes porque é preciso haver funcionalidade no cotidiano, ou seja, móveis e acessórios devem estar dispostos com fácil acesso e armazenados de modo eficiente. Quanto à estética, cabe lembrar que a decoração do banheiro é uma questão de conforto visual, especialmente em um cômodo comumente pequeno e com pouca iluminação natural.

Móveis para banheiro

Esse é um assunto que precisa ser decidido levando em consideração se você mora em imóvel próprio ou alugado. Para casa/apartamento próprio, a melhor dica é apostar em móveis planejados ou sob medida, já que esse tipo de mobília não será reaproveitado em outro lugar. Versáteis, resistentes e com diversos estilos diferentes, os móveis planejados para banheiro permitem personalização visual e estrutural, inclusive com acessórios como coluna organizadora e suporte para secador de cabelos, resultando em soluções ideais para as suas necessidades.

Já no caso de quem mora em um local alugado, o ideal é optar por móveis convencionais (avulsos), que poderão ser transportados futuramente.

Decoração para banheiro e lavabo

Como em muitas moradias o banheiro funciona também como lavabo, organizamos sugestões que combinam com os dois ambientes. Para começar, você precisa definir o estilo que deseja imprimir ao cômodo. As possibilidades são infinitas, mas não misture referências demais, porque isso resultaria em confusão estética e falta de personalidade.

Pense em uma cartela de cores coerente e mantenha o padrão em todo o conjunto. Por exemplo: tons pastel; preto e branco; nuances de bege com detalhes em dourado/cobre ou cores neutras contrastadas com cores fortes. Se sentir dificuldade, contrate um decorador ou designer de ambientes.

Mãos à obra: checklist da reforma

Papel de parede: esse recurso está em alta novamente. Moderno, econômico e fácil de instalar, o papel de parede ajuda a dar uma nova cara ao banheiro.

Piso: para ter mais segurança, prefira acabamentos antiderrapantes. Quanto às cores, existem muitas opções no mercado – a escolha depende do seu gosto e de como irá harmonizar com o restante do ambiente.

Iluminação: se possível, invista em um esquema completo de iluminação, contemplando luminárias diretas e indiretas. Fitas de LED em móveis e espelhos são ótima pedida para quem gosta do estilo urbano.

Acessórios: Kits de saboneteira, toalhas, flores, quadros, cortinas e bibelôs são o toque final na decoração do banheiro, principalmente para quem prefere não ousar na composição dos móveis e da estrutura. É nos pequenos detalhes que estão refletidas as influências do morador, seja ele geek, romântico, rústico, minimalista ou sóbrio.

Viu como não é difícil criar um banheiro bonito e organizado? O principal é se planejar e escolher os materiais com calma para não se arrepender no futuro.

Compartilhe:

Galeria de Imagens