Como manter o quarto limpo

Espaço mais aconchegante do lar, o quarto é nosso local de descanso e reposição das energias. Mas na correria do dia a dia, quando estamos exaustos, acabamos com pouco tempo para manter tudo limpo e organizado. Existem algumas dicas para facilitar essas tarefas, assim você consegue deixar o dormitório sempre em ordem. Confira:

Monte um cronograma

Programe-se! Você pode realizar uma limpeza completa a cada 15 dias (em sábados ou no domingos, por exemplo) e pequenas ações de manutenção durante a semana, que consistem em varrer e tirar o pó das superfícies mais visíveis.

Escolha a trilha sonora

Ouvir música ajuda a encontrar o ritmo, especialmente para quem não se anima muito na hora de limpar o quarto. Por isso, antes de começar, escolha uma playlist, um CD ou programa de rádio com canções alegres e batidas mais rápidas.

Ilumine o cômodo

Você precisa enxergar o dormitório para não deixar nenhuma sujeira para trás, então abra as cortinas e deixe o cômodo bastante iluminado. Se estiver faxinando à noite, ligue todas as luzes. Também é importante abrir as janelas para que o ar circule – pelo menos por uns 30 minutos, até mesmo para secar o piso.

Dica para arrumar a cama

Não tem como fugir: você precisa arrumar a cama para deixar o dormitório aconchegante – todos os dias! Comece removendo todas as cobertas e possíveis pertences que estejam em cima do colchão e deixe-as sobre uma superfície até concluir. Aproveite para girar o colchão, pois assim você consegue aumentar a vida útil dele. Vista os lençóis e fronhas limpos, arrumando com cuidado, prendendo todas as dobrinhas. Estique as cobertas e decore com almofadas, colcha ou cobre leito. Com a cama arrumada, você ganhará uma superfície plana para dobrar roupas e separar objetos que precisem ser guardados. Mesmo que leve alguns minutos, o resultado compensa.

Cada coisa no seu lugar

Roupas, calçados, livros, objetos de estudo ou decorativos devem ser categorizados e guardados nos seus devidos lugares. Tire tudo o que estiver “jogado” no chão e comece organizando as coisas maiores, como livros e cobertas extra. Na sequência, higienize e guarde itens pequenos (canetas, bibelôs, etc.). Aproveite para praticar o desapego e separar em uma caixa de doações o que não gosta mais.

Cuidado para não perder muito tempo se distraindo com detalhes, como revisitar as fotografias de um álbum antigo, por exemplo. Sua missão neste momento é limpar e organizar.

Para simplificar a manutenção dos pertences no lugar dentro de armários, a dica é instalar organizadores que ajudam a armazenar tudo por categorias: bolsas, acessórios, bijuterias, calçados, roupas íntimas.

Como limpar o quarto

Depois que tudo estiver guardado, varra todos os cantinhos do dormitório, especialmente embaixo da cama e atrás de móveis que você consegue movimentar, como criado-mudo, escrivaninha e cadeiras (se preferir, passe aspirador de pó ou vassoura elétrica). Depois, passe pano úmido com desinfetante e aguarde secar. A limpeza dos móveis é feita com pano seco e lustra móveis, que ajudam a proteger o mobiliário e deixam uma fragrância ótima no ambiente. Lembre-se de conferir se as luminárias necessitam ser limpas também, pois elas acumulam pó e alguns insetos. Isso pode diminuir o desempenho das lâmpadas.

Gostou das dicas? Inspire-se e organize seu quarto!

Compartilhe:

Galeria de Imagens