Dicas para organizar a cozinha

Manter um lar organizado não é fácil. E todos querem aquela sensação, ao chegar em casa no fim do dia, de que tudo está no devido lugar. A cozinha, por ser ambiente de refeições, costuma ser uma das peças mais frequentadas da casa e, por consequência, uma das mais difíceis de manter limpa e organizada.

Algumas soluções, no entanto, podem ajudar – e isso independe do estilo de cada um, se você gosta da louça e dos utensílios aparentes ou se os prefere dentro de armários. Uma boa dica para começar – e que não necessita de investimento – é manter apenas o necessário na cozinha, assim as chances de bagunça são menores. Outra é manter a louça do dia a dia em local de fácil acesso, já que ela é utilizada constantemente. Pratos, copos e travessas devem ficar acomodados em prateleiras, porque o movimento das gavetas pode danificar a louça. Utensílios com ganchos podem ser ótima opção para guardar as xícaras e ainda ganhar um espaço precioso no móvel.

Para aquela gaveta sem divisória na qual você guarda utensílios como pegadores de massa, cortadores de pizza, facas para carne, entre outros, o ideal é separá-los em recipientes como cestos. Áereos multiuso, por exemplo, podem ser incrementados com ganchinhos – ou já vir com – para ter mais utilidade ainda do que receber temperos, acomodando, também, panos ou luvas. Separadores são ótimos para ajudar na organização de armários e prateleiras. Barras de metal fixadas dentro das gavetas também podem ajudar a acomodar as tampas de panelas – se o espaço de seu compartimento não for grande, isso representará um ganho e tanto. Ah, sim, não faça da cozinha lugar de desova de cartas, correspondências, chaves, bolsas. Isso vai ajudar muito a cozinha a ter aspecto de cozinha.

Compartilhe:

Galeria de Imagens