Notícias

Solidariedade para fazer uma Páscoa diferente

Empresa Masutti Copat montou kits com doces, que foram entregues a jovens que participam do projeto social Pelotão Curumim, transmitindo a mensagem de carinho e união na celebração da data

Tempo de reflexão, renovação e fraternidade, a Páscoa é uma das datas comemorativas que mais inspiram o exercício da solidariedade. Essa disposição em colaborar com o bem-estar do próximo contagiou, também, a equipe da Masutti Copat. Durante essa semana, os profissionais da empresa contribuíram com a arrecadação de doces e guloseimas que foram entregues aos 37 jovens integrantes do Projeto Esperança/Pelotão Curumim. A ação social ocorreu na tarde de quarta-feira (12), no 6º Batalhão de Comunicações (6º BCOM) de Bento Gonçalves.

Recebida com alegria pelos participantes, a doação tornou mais doce – e significativa – a comemoração da data para os adolescentes – muitos em situação de vulnerabilidade. “Atitudes como esta trazem um grande benefício na autoestima desses jovens: eles estão sendo lembrados e jamais esquecerão desse gesto. Além disso, é um incentivo para que vejam o que a empresa está fazendo, gerando uma corrente. Hoje, eles estão recebendo, amanhã podem ser os doadores”, destaca coordenador do projeto, sargento Gelson Luis Scalco. Quem recebe a solidariedade comprova o retorno positivo que a atitude traz. “Momentos como este que tivemos aqui são um incentivo para nós”, afirma Anthony Adriel dos Santos Trautman, 14 anos, que está há um ano no projeto e sonha em seguir a carreira militar, no Exército ou na Marinha.

Comprometida com a comunidade onde está inserida, a Masutti Copat tem uma agenda frequente de ações de cunho social e beneficente, envolvendo seus colaboradores em práticas solidárias em favor de quem precisa. “Sempre procuramos sensibilizar nossa equipe diante do compromisso que todos temos de contribuir para criar uma sociedade mais justa. Cada vez que realizamos ações desse tipo, nós mesmos somos os grandes beneficiados – pela satisfação de estar ajudando o próximo”, diz a responsável pelo setor de Recursos Humanos da empresa, Adriana Longhi.

Completando as comemorações pascais, os colaboradores também foram contemplados com presentes para comemorar com a família. A entrega coletiva ocorreu na tarde de quinta-feira (13), na sede da empresa.

Sobre o Projeto Esperança/Pelotão Curumim

Criado em 1996, o Projeto Esperança/Pelotão Curumim trabalha pela inclusão social de jovens, com idades entre 12 e 17 anos, em situações de risco e vulnerabilidade social. Os participantes são encaminhados ao projeto por indicação do Conselho Tutelar e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Funciona o ano inteiro, no contraturno escolar. Os alunos recebem uniforme completo, duas refeições diárias, assistência médica, odontológica, religiosa, psicológica e social, aulas de reforço escolar, educação física, exercício da cidadania e cursos profissionalizantes que tem como objetivo oportunizar a futura inserção destes jovens no mercado de trabalho. Além disso, também são encaminhados para vagas do programa Jovem Aprendiz. O Pelotão Curumim é uma iniciativa do Exército Brasileiro, realizado pelo 6º BCOM de Bento Gonçalves, em conjunto com a Prefeitura Municipal, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Associação Amigos da Criança e o apoio de entidades representativas da comunidade bento-gonçalvense e da Serra Gaúcha.

Compartilhe:

Galeria de Imagens