Dicas de segurança para quartos infantis

Montar e decorar um quarto infantil é sempre divertido para a família, pois aquele pequeno espaço é um modo de traduzirmos todo nosso carinho pelo pequeno, bem como o desejo de noites tranquilas e dias divertidos. É nesse cômodo que passamos muitas horas com os filhos, principalmente nos primeiros anos de vida. Conforme o bebê começa a crescer e dar seus primeiros passos, torna-se um explorador – e essa fase requer atenção dobrada dos papais, pois é preciso evitar possíveis acidentes. Além de pensar nas cores, nos objetos decorativos e no layout do ambiente, garanta algumas medidas de segurança simples para quartos de criança. As principais são:

Móveis para quarto infantil

Prefira mobília com cantos arredondados, porque as quinas são bastante perigosas para bebês aprendendo a andar (eles podem bater a cabeça e se machucar). Se você não pensou nisso antes e já comprou os móveis, a solução mais eficiente e econômica é cobrir as quinas com protetores de silicone. Outra medida é evitar mobílias com rodinhas – embora práticas para os adultos, podem ser empurradas pelos pequenos. Além disso, procure não manter móveis próximos às janelas, algo que poderia funcionar como uma escada improvisada para seu pequeno explorador.

Segurança constante

Os brinquedos vão acompanhar seu filhote durante várias fases (sempre bom lembrar: respeite a classificação indicativa). Após os momentos de entretenimento, guarde todos os itens em caixas organizadoras.

A segurança das crianças durante o sono é uma das principais preocupações dos pais durante a noite. E uma boa grade protetora para cama é uma solução eficiente e indispensável para tornar as horas de descanso mais tranquilas, especialmente para os pequenos que dormem em beliche. Engana-se quem pensa que o protetor compromete o layout do dormitório – pelo contrário, se você escolher um acessório com acabamento cromado, o décor fica elegante, atual e combina com diversos estilos de decoração.

Tome cuidado com os tecidos no dormitório: quando não estiver por perto, mantenha as cortinas presas para evitar asfixia. Cobertores e lençóis devem ser presos embaixo do colchão ou nos pés da cama. Tapetes, somente se for necessário – sempre antiderrapantes e antialérgicos.

Certifique-se de que a fiação do quarto (e de toda a casa) esteja em bom estado e sem fios expostos, além de comprar protetores para tomadas. Mantenha uma boa iluminação em todos os cômodos e instale redes de proteção em janelas e sacadas, principalmente se reside em apartamento.

Higiene também é segurança

Além dos cuidados apresentados acima, cabe lembrar que manter o quarto infantil higienizado também é uma questão de segurança, evitando que micro-organismos contaminem os pequenos. Confira os principais cuidados de limpeza:

*Cortinas: elas protegem do sol, mas devem ser aspiradas semanalmente e lavadas a cada dois ou três meses (as persianas são práticas e podem ser limpas com mais facilidade);

*Chão: deve ser desinfetado diariamente, preferencialmente com produtos de fragrância suave (lembre-se de tirar o pequeno do cômodo durante a faxina);

*Bichinhos de pelúcia: são fofos, mas acumulam bastante pó e ácaros. Por isso, lave-os periodicamente e certifique-se de que estão bem secos após a lavagem.

Que tal compartilhar esse conteúdo com outros amigos e ajudar outras pessoas com boas dicas para manter os quartos infantis mais seguros?

Compartilhe:

Galeria de Imagens