Cozinha com lavanderia: tudo no seu lugar

Você já deve ter reparado que os imóveis modernos são cada vez mais compactos – e um desses reflexos está na construção de cômodos integrados, principalmente cozinha e lavanderia. Apesar de ambientes conjuntos serem uma boa solução para economizar espaço, os moradores precisam estar atentos à necessidade de reforçar a organização dos móveis, utensílios, eletrodomésticos e demais itens. Além de facilitar as tarefas do dia a dia, manter tudo em ordem contribui para o conforto visual e valoriza o décor da residência. Separamos alguns truques que podem te ajudar a aproveitar os espaços de forma eficiente sem abrir mão da decoração em cozinha e lavanderia integradas. Confira:

Móveis sob medida

Para quem tem esses dois ambientes conjuntos, o melhor recurso para armazenagem de itens ainda é optar por móveis planejados, pois eles permitem explorar cada pedacinho do cômodo de modo inteligente. Melhor ainda quando você inclui acessórios organizadores, como cantos mágicos e colunas organizadoras. Existem modelos aramados que unem resistência, design e usabilidade – perfeitos para quem possui vários itens e não gosta de bagunça.

Mas não desanime se o seu orçamento é limitado, porque você pode otimizar armários e bancadas convencionais com acessórios avulsos. Um bom aramado aéreo componível ou multiuso é suficiente para ajudá-lo a distribuir melhor seus utensílios na cozinha e na lavanderia. A grande vantagem desses acessórios é personalizar sua estrutura conforme suas necessidades.

Prateleiras

Tanto a cozinha quanto a área de serviço podem receber prateleiras organizadoras para mesclar decoração e funcionalidade. Uma boa ideia é intercalar itens que você usa bastante no cotidiano com alguns objetos decorativos. Na cozinha, temperos, colheres e potinhos formam uma bela composição. Já na lavanderia, a dica é instalar organizadores aéreos para acomodar plantinhas e temperos.

Organização e higiene

Imagine que situação desconfortável receber amigos em casa para um jantar com as roupas sujas na lavanderia à mostra. Para evitar esse problema, lembre de adicionar tulha e sapateira no projeto mobiliário, assim fica mais fácil manter as roupas sujas e limpas em ordem. Se os móveis não são planejados, opte por esse acessório sem corrediças metálicas, desse modo pode acomodá-lo no chão e aproveitar sua eficiência.

Caixas organizadoras também são aliadas para acondicionar dentro dos armários aqueles itens que você não utiliza muito. Vale aproveitar embalagens de presentes e sapatos – para ficarem mais bonitas, forre com papel ou tecido.

Uma questão de hábito

Essas soluções ajudam muito a manter a casa em ordem, especialmente cozinha e lavanderia integradas, mas você precisa fazer da organização um hábito. Além de criar uma rotina de tarefas, pense em um “mapa de localização” para guiar-se sobre onde cada objeto deve ser guardado.

Se esse conteúdo ajudou você, compartilhe com outros amigos para que eles também tornem seu cotidiano mais organizado e prático.

Compartilhe:

Galeria de Imagens