Receitas para se deliciar no inverno

Com as temperaturas mais baixas do outono e do inverno, nada melhor do que preparar receitas gostosas para se deliciar enquanto estiver em casa – seja em uma reunião de amigos, seja debaixo das cobertas assistindo séries. Confira três dicas para se deliciar e aproveitar diferentes sabores que harmonizam muito bem com o frio.

Risoto de champignon e gorgonzola – perfeito para o jantar de sábado

Você vai precisar de: dois tabletes de caldo de frango, 1/4 xícara (chá) de vinho branco seco, uma colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem, 1/4 xícara (chá) de cebola branca picada, uma xícara (chá) de champignon fresco picado, uma xícara (chá) de arroz arbóreo, 1/3 xícara (chá) de queijo gorgonzola amassado, 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino, 1/4 xícara (chá) de salsa picada (opcional), cinco xícaras (chá) de água morna e sal a gosto.

Como preparar: em fogo baixo, amorne uma xícara e 1/2 de água com caldo de galinha (que já deve estar dissolvido nas cinco xícaras de água e vinho branco). Reserve. Em outra panela, aqueça o azeite de oliva, adicione a cebola e o champignon e refogue-os por mais ou menos dois minutos, sempre mexendo. Em seguida, adicione o arroz e misture por mais dois minutos. Aos poucos, acrescente sal e o caldo morno, sem parar de mexer, e deixe cozinhar até que o arroz esteja macio. Por fim, junte o queijo gorgonzola, a pimenta-do-reino e a salsa, misture e sirva.

Filé mignon com manteiga e molho de cogumelos – inovando no almoço de domingo

Você vai precisar de: dois cortes de filé mignon com cerca de 1,2 kg cada, 1,5 kg de cogumelos diversos (shiitake, shimeji, e champignon, por exemplo), dois dentes de alho picados, 180 g de manteiga, seis colheres (sopa) de azeite de oliva, três colheres (sopa) de cebolinha verde, 1 colher (sopa) de salsinha picada, uma colher (sopa) de tomilho, três colheres (sopa) de vinagre, sal e pimenta-do-reino moída a gosto, tomates cortados e raminhos de alecrim para decorar.

Como preparar: você deve misturar manteiga, cebolinha, salsinha, tomilho, sal e pimenta-do-reino até formar uma pasta. Em uma frigideira grande e funda, irá aquecer três colheres (sopa) dessa mistura e duas colheres (sopa) de azeite para fritar as peças de filé mignon, virando a carne para todos os lados. Na sequência, transfira o filé para uma assadeira, cobrindo-o com o restante da pasta de manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC e deixe entre 20 e 40 minutos, até chegar ao ponto desejado.

Em outra panela ou frigideira, aqueça o azeite restante para refogar o alho (sem dourar). Acrescente os cogumelos cortados grosseiramente e refogue em fogo alto por cerca de cinco a dez minutos (até eles murcharem). Use sal, pimenta e vinagre para temperar. Retire os filés do forno, disponha-os em travessas e acrescente os cogumelos refogados ao redor. Tomates cortados em meia lua e ramos de alecrim dão o toque final na decoração. Sirva e bom apetite!

Muffin de chocolate – a cara do chá da tarde

Você vai precisar de: 1 e 1/3 xícara (chá) de farinha de trigo branca, 1/2 xícara de açúcar branco, 1/2 xícara de açúcar mascavo, duas colheres (chá) de fermento químico, 100 gramas de chocolate meio amargo em pedaços, 50 gramas de amêndoas cortadas em lâminas finas, três colheres (sopa) de cacau ou chocolate em pó, dois ovos grandes 1/4 xícara (chá) de água morna, 1/2 xícara de óleo, 1/2 xícara de creme de leite, gotas de essência de baunilha a gosto.

Como preparar: inicie misturando a farinha peneirada com os açúcares, o cacau, o fermento, chocolate picado e metade da porção de amêndoas. À parte, misture água morna, baunilha, óleo, creme de leite e ovos. Bata esses ingredientes com garfo até formar uma mistura uniforme. Misture tudo e leve ao forno pré-aquecido em fogo médio, para assar em forminhas de papel untadas, dentro de forminhas de alumínio. Quando já estiver assado (cerca de 30 minutos), use as amêndoas restantes para decorar e sirva acompanhado de chá.

Cozinhar com organização

Para preparar suas receitas com organização em todas as estações, a dica é contar com acessórios de cozinha que facilitem a disposição dos instrumentos e ingredientes. Por isso, abuse de recursos como ganchos, porta-toalhas, nichos variados e porta-tampas e talheres. Assim, você consegue se aventurar nas panelas e experimentar diferentes sabores sem perder tempo procurando utensílios e alimentos.

Compartilhe:

Galeria de Imagens