Cozinha integrada: como valorizar a decoração

Optar por cozinha integrada é uma decisão cada vez mais comum para quem mora em casa ou apartamento com pouco espaço. A grande vantagem desse tipo de projeto é unir dois ambientes, aproximando moradores e visitantes para melhor se comunicarem.

Mas é preciso lembrar que deve haver harmonia entre os dois ambientes. Por isso, reunimos algumas dicas simples de decoração para cozinha integrada à sala de jantar ou de estar. Acompanhe:

Amplitude visual

Quando a cozinha é integrada a outro cômodo de forma equilibrada, ocorre a sensação de amplitude, ou seja, de que o espaço é maior. Para isso, a unidade na decoração é muito importante. Permita que os espaços “conversem” entre si, escolhendo cores de paredes e móveis que combinem, além de objetos que decorem sem pesar o layout. O segredo está em delimitar os espaços sutilmente, escolhendo algumas mobílias em comum para conectar os ambientes.

Uma das dicas é escolher itens de metal cromado, pois são fáceis de combinar com qualquer cor – verdadeiros coringas na decoração. Fruteiras e adegas cromados, por exemplo, dão um ar contemporâneo e não pesam o ambiente.

Cada coisa no seu lugar

Para não correr risco de haver bagunça nos cômodos, aposte em móveis planejados com soluções internas de armazenamento. Dica: a empresa Masutti Copat é especializada em facilitar o dia a dia das pessoas em casa. Como? A marca dispõe de um amplo catálogo de acessórios organizadores para embutir nos móveis, além de itens avulsos para darem um apoio extra e o toque final na decoração para cozinha, dormitório, área de serviço, banheiro e office. Vale conferir o mix de produtos disponíveis no site.

Iluminação tem que ser eficiente

Ambientes integrados pedem distribuição inteligente da iluminação entre os cômodos, sem criar zonas de escuridão. Você precisa contar com um bom projeto de iluminação direta e indireta para que o equilíbrio visual seja garantido tanto durante o dia quanto à noite. Uma sugestão eficiente é distribuir lâmpadas dicroicas igualmente entre pelo teto.

Os pisos formam um conjunto

A unidade de elementos fundamental para a harmonia dos ambientes integrados. E um dos recursos visuais que também ajudam a manter tudo alinhado é optar por piso igual nos dois cômodos. Além de deixar óbvia a união entre os ambientes, pode dar amplitude ao lar.

Móveis vestem o ambiente

Uma combinação que não tem erro é a dos móveis brancos com piso de mármore clara. Essa dupla unifica os espaços e, para quebrar a frieza, o ideal é mesclar alguma mobília com tom de madeira, além de objetos de decoração que despertem os sentidos (almofada de pelúcia ou lã para instigar o tato, obras de artes para estimular a visão, por exemplo). Acessórios com detalhes de couro também auxiliam na composição do ambiente.

Tendências para 2018

Para finalizar, conheças algumas tendências de decoração que estão conquistando a casa dos brasileiros e prometem continuar em alta nos projetos de cozinha integrada em 2018:

- Balcão separa os ambientes: a bancada da cozinha funciona como apoio para preparo de refeições, espera para beber drink e mesa para refeições rápidas.

- Objetos coloridos são o mood para quem gosta de descontração e jovialidade.

- Lousa serve para anotar recadinhos e receitas.

- Luminárias fabricadas com materiais reutilizados mostram a preocupação com a natureza e deixam a cozinha mais leve.

- Tapetes de tons quentes aquecem a composição.

Gostou das dicas? Continue acompanhando os textos do blog!

Compartilhe:

Galeria de Imagens