Dicas para deixar a casa aconchegante no outono

Com o fim do verão, começa a temporada de temperaturas mais baixas e ar mais úmido. Durante o outono e o inverno, ficamos mais tempo dentro de casa e, por isso, é super importante que o lar esteja aconchegante para as maratonas no sofá assistindo seriados e para receber os amigos e degustar um bom vinho. Saiba como deixar a casa mais confortável durante o outono:

Quarto bem quentinho

Não existe mistério para deixar o dormitório quentinho, já que esse cômodo costuma ser o mais acolhedor da casa. Para o período de frio, escolha mantas e cobertores um pouco mais pesados. Aposte, também, em pés de cama, que além de dar um up de sofisticação na decoração, ajudam a aquecer o corpo – ótima pedida para as manhãs de domingo em que você quer ficar alguns minutos aninhado.

Tapetes nas laterais da cama são ótimos para não gelar os pés logo que levantar. Mas se o quarto é muito frio, principalmente durante a noite, vale a pena rever o material do piso e pensar em um projeto com aquecimento.

Sala de estar para relaxar

A dica para deixar a sala de estar mais convidativa durante o outono é dispor tapetes e capas de almofadas de lã ou pelúcia. Essa tendência tem aparecido nas publicações especializadas em decoração, funcionando como instrumentos capazes de repaginar móveis como sofá, pufe e cadeiras reclináveis, que ganham um ar rústico.

Ainda nesse clima, decoradores têm revisitado técnicas artesanais como tricô e crochê para mantas e almofadas. A combinação de cores sóbrias, como tons terrosos e nude, e mais quentes, como rosa e amarelo, ajudam a compor o ambiente sem cair na monotonia.

Iluminação e ventilação

No outono, as noites são mais escuras, chegam mais cedo. Com o clima mais ameno, acabamos deixando a casa fechada por mais tempo, então é preciso ter cuidado dobrado com a ventilação dos cômodos para não propagar vírus, ácaros e bactérias.

Quanto à iluminação durante a noite, escolha lâmpadas quentes, mais amarelas e menos fortes para garantir a atmosfera acolhedora. Para transmitir tranquilidade, opte por luminárias e abajures.

Decoração de outono

Vale a pena reforçar as dicas de decoração que são a cara do outono, Nuances de verde, especialmente os mais fechados (tom de folha ou militar) são clássicos e podem ser combinados a detalhes em laranja e vermelho. Azul acinzentado ou azul petróleo, tom coral e rosa millennial também podem aparecer em alguns detalhes para gerar destaque. Para os itens de metal, aposte em cobre e dourado. E se quiser aproveitar o período para repaginar algum móvel, experimente opções com patina. Essas sugestões de cores podem ser usadas em diversos itens: almofadas, roupas de cama, capas para sofá, objetos de decoração, cortinas, tapetes e muito mais. Use a criatividade!

Essas dicas que separamos são bastante simples e eficientes para deixar a casa mais aconchegante no outono. Lembre-se de que para garantir o conforto é preciso unir beleza e funcionalidade.

Compartilhe:

Galeria de Imagens