Guarda-roupa feminino: dicas para manter em ordem

Se você acha que organizar o guarda-roupa feminino é um dilema, precisa ler este texto. Muitas mulheres não têm tempo (ou paciência) para arrumar roupas, calçados e acessórios, então talvez deixem a organização de lado porque pensam ser algo muito trabalhoso.

Mas se você contar com boas dicas, usar as técnicas certas e instalar soluções inteligentes, categorizar os pertences será bastante simples e vai ter um resultado duradouro.

Especialmente nos períodos que antecedem uma mudança de estação, é válido conferir como anda a organização do guarda-roupa. Quando o outono e o inverno chegam, começa aquele rodízio de peças no armário, incluindo o descarte do que você já enjoou do verão e aqueles itens do ano anterior que caíram em desuso. Por isso, é hora de pensar em uma nova arrumação para as peças que continuarão no seu dia a dia. E é na hora de organizar que você conseguirá fazer essa triagem, pois será possível identificar o que não é essencial. Saiba como fazer:

Cabides para guarda-roupa

O layout ideal para a arrumação do armário é aquele que dispõe seus pertences de acordo com sua rotina. E os cabides são ótimos para pendurar peças delicadas, como blusas, vestidos, calças sociais, saias, camisas, blazers e também algumas mais pesadas, como casacos, ponchos e jaquetas.

Existem diversas opções de cabide no mercado, mas você precisa escolher o certo, já que ele precisa suportar o peso da roupa sem deformar a estrutura da peça. Modelos com revestimento de veludo são ideais para itens delicados e lisos (como seda e cetim). Já cabides de metal são os mais democráticos, funcionando super bem para pendurar diversos tipos de roupa. Alguns modelos incluem cabideiro para acessórios e organizadores de bolsas.

A dica é pendurar as roupas seguindo uma sequência: blusas de manga longa > blusas sem manga; saias compridas > saias curtas; vestidos longos > vestidos curtos, e assim por diante.

Prateleiras para empilhar

Prateleiras são nossas aliadas para manter a ordem dentro do guarda-roupa, principalmente para armazenar peças de malha e tricôs, bem como os itens fitnnes, como calças de moletom, que podem ser dobradas e empilhadas. Algumas opções de móveis planejados também dispõem de prateleiras porta-bolsas, que simplificam o acesso aos seus acessórios favoritos. Dica amiga: encha as bolsas com plástico bolha para preservar seu formato original.

Gavetas sem bagunça

Gavetas são ótimas para guardar camisetas, blusas, tops e outras peças de materiais que não amassem. O mais apropriado para você não se perder é separar as peças por cor, da mais escura para a mais clara.

Nessa fase, os organizadores de gaveta são essenciais para manter cada coisa no seu lugar, em especial os itens miúdos. Esse recurso é a solução ideal para guardar calcinhas, meias, lenços, echarpes, cintos e bijuterias. Se possível, reserve uma gaveta só para os sutiãs, para que possam ser enfileirados e não tenham sua estrutura amassada. Organize-os conforme a cor e a frequência de uso.

Pijamas e camisolas, que também são mais delicados e íntimos, devem ser armazenados em gavetas, preferencialmente categorizados pelo uso nas estações.

Como organizar sapatos

Os sapatos – ponto fraco de muitas mulheres – merecem um cantinho especial. Para que estejam em ordem, a melhor opção é inserir prateleiras embutidas dentro do guarda-roupa. Elas podem ser deslizantes, fixas ou suspensas (presas como cabides), a escolha depende da sua preferência e do seu orçamento. Dica de organização: calçados menos utilizados, como os de festa, ficam ao fundo, já os queridinhos do dia a dia merecem fica à frente, com melhor visualização.

E sabe aqueles sapatos muito especiais, que você utiliza em raras ocasiões? Esses podem ser acondicionados em suas caixas originais, depois acomodados em uma prateleira baixa.

Gostou das dicas sobre como organizar guarda-roupa feminino? Compartilhe com suas amigas e facilite o dia a dia de outras mulheres!

Compartilhe:

Galeria de Imagens