Higiene na cozinha: hábitos para adotar

Além de verificar a qualidade e a procedência dos alimentos, na hora de cozinhar é preciso manter alguns hábitos básicos de higiene para evitar a contaminação dos ingredientes e possíveis riscos à saúde. Pensando nisso, reunimos seis dicas fáceis e eficientes para ajudar você a tornar sua cozinha um lugar seguro durante o preparo das refeições. Confira:

Higiene pessoal

O primeiro cuidado é com a própria higiene: vista roupas limpas ou utilize um avental. Antes de começar a manusear os alimentos, lave as mãos com sabão e passe álcool em gel. Dica: o porta-detergente fixo facilita o acesso ao sabão líquido e torna essa etapa ainda mais simples. Também é importante manter as unhas aparadas, pois elas podem acumular sujeira e microrganismos. Caso suas unhas sejam compridas, reforce a higiene e tente usar luvas.

Higienização dos alimentos

É essencial lavar em água corrente alimentos como folhas, frutas e legumes antes de serem preparados – isso porque podem conter restos de terra, insetos e agrotóxicos na parte externa. Se estiver com tempo, deixe-os imersos por alguns minutos em água com produtos específicos para higienização de alimentos.

Utensílios

A maioria dos utensílios de madeira, como tábuas, colheres e espátulas, acumulam fungos e bactérias, dificultando a higienização. Nesse sentido, prefira materiais atóxicos para cozinhar, como panelas de inox e cerâmica, além de utensílios feitos de silicone ou bambu. Essa orientação também vale para os acessórios de cozinha.

Esponja

Com umidade e acúmulo de alimentos, a esponja está sempre propícia à proliferação de bactérias, além de mau cheiro. Por isso, quando perceber que ela necessita de higienização, prepare uma solução clorada e deixe-a imersa por 5 a 10 minutos. Depois, enxágue com água limpa e deixe em local arejado para secar. Outra técnica é colocar a esponja dentro de uma tigela com água e esquentar no microondas por 2 minutos em potência alta.

Lixeira

Se você utiliza lixeira sobre a pia, pare agora. Esse hábito facilita a transmissão de bactérias até a bancada, local onde você deposita os alimentos que já estão limpos para preparar as refeições. Há vários tipos de lixeiras para você instalar na sua cozinha, inclusive opções para embutir na bancada, com tampa articulada, corrediça telescópica, amortecedor e separador de lixo seco e orgânico.

Estrutura

Lembre-se de que a cozinha deve ser bem iluminada e arejada, portanto, invista em um projeto de iluminação eficiente para enxergar bem os alimentos. Além disso, valorize a ventilação natural. Se não for possível, instale uma boa coifa para acompanhar o fogão.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e ajude outras pessoas a manterem hábitos de higiene na cozinha.

Compartilhe:

Galeria de Imagens